Postagem reeditada
Vimo-lo mais de que uma vez no perfil dos papabilis. Olhamos atentamente para o seu rosto, com um pressentimento algo indefinível, de que dali poderia advir a surpresa papal. Mas ficávamos céticos, devido à sua avançada idade. Resta o aspecto positivo de ser alguém que aparentemente perfilha a humildade - Na palavra e nos seus actos - Se quiser ser um Papa melhor que o anterior, vai ter de arrumar casa e muito que fazer
Pelos vistos, nem sempre quem dá mais nas vistas, logra levar a água ao seu moinho. Ele já tinha estado nas preferências do conclave que elegeu Bento XVI -E não terá sido por acaso. Tanto mais que a igreja argentina tem uma forte influência no Vaticano.
Pelos vistos, nem sempre quem dá mais nas vistas, logra levar a água ao seu moinho. Ele já tinha estado nas preferências do conclave que elegeu Bento XVI -E não terá sido por acaso. Tanto mais que a igreja argentina tem uma forte influência no Vaticano.
"A Argentina é um país de católicos, mas também de futebol. E surge a curiosidade de o clube de futebol San Lorenzo se congratular pelo facto de o novo Papa ser seu adepto. “É um orgulho para a instituição saber que o primeiro Papa seja sul-americano e sócio do San Lorenzo” PÚBLICO
A ser nomeado um papa do continente americano, onde existe a maior comunidade de católicos, dificilmente a escolha poderia recair num cardeal brasileiro - Subiste a rivalidade latente da língua castelhana. Toda a gente sabe os despiques existentes com o futebol brasileiro e os demais países da América latina. Falava-se de Odílio, dada a sua origem alemã. Este era o único aspecto que podia jogar a seu favor. Só que, Bergólio, tinha a vantagem da origem italiana e ter passado também pela alemanha. Pelos vistos, pontos determinantes na sua eleição papal. Os italianos não ganharam em casa mas também não perderam fora de portas - Lá o foram buscar à grande diáspora.
CARDINAL JORGE MARIO BERGOGLIO: Bergoglio, 76, has spent nearly his entire career at home in Argentina, overseeing churches and shoe-leather priests. The archbishop of Buenos Aires reportedly got the second-most votes after Joseph Ratzinger in the 2005 papal election, and he has long specialized in the kind of pastoral work that some say is an essential skill for the next pope. In a lifetime of teaching and leading priests in Latin America, which has the largest share of the world's Catholics, Bergoglio has shown a keen political sensibility as well as the kind of self-effacing humility that fellow cardinals value highly. Bergoglio is known for modernizing an Argentine church that had been among the most conservative in Latin America.Extraído do - Top contenders to be the next pope
Joseph Cardeal Francisco Robles Ortega, presidente da Conferência Episcopal Mexicana e arcebispo da Arquidiocese de Guadalajara, no México está soando com opções deacontecer com o Papa Bento XVI.
Robles nasceu na cidade de Mascote, estado de Jalisco, em 2 de março de 1949, como o terceiro de 16 filhos. Estudou humanidades no Seminário Menor de Autlán, filosofia no Seminário de Guadalajara e teologia no Seminário de Zamora.Embora não tenha sido diretamente envolvido nos escândalos de pedofilia que envolveram padres mexicanos, alguns críticos afirmam que ele escondeu dos valentões durante sua posse como arcebispo de Monterrey, as alegações não foram comprovadas.
NO DIA EM QUE RATZINGER RENUNCIOU, VIU-SE UM RELÂMPAGO SOBRE A CRIPTA DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO, HOJE, NO PRIMEIRO DIA DO CONCLAVE, HOUVE UM CÉU DE NÉVOAS ESCURAS E TROVOADA.
No primeiro dia, do conclave, o céu de Roma apresentou-se negro e chuvoso, o que não augura um bom advento para a igreja e o novo Papa. Dir-se-ia repetir-se o que se passou naquele dia 5 de Abril de 2010, na semana da Páscoa, aquando do auge da denúncia dos escândalos de pedofilia na igreja. “Choveu torrencialmente. O tempo meteorológico húmido e escuro contrasta com os sinais de alegria que recordam a ressurreição, o adro da Basílica de São Pedro inundado de flores."
“A liturgia da igreja convida-nos a uma santa alegria, apesar de cair a chuva nesta histórica praça, o sol brilha nos nossos corações, ampara-nos a nós, pedra indestrutível da igreja católica “ – Palavras de Ângelo Scola – Referidas no livro “Ataques ao Papa”
Não se pode dizer que fosse uma surpresa - O seu nome constava no top dos nomes favoritos. Não se trata de nenhuma figura apagada. Há muitos registos das suas interveções: religiosas, sociais e políticas. . Contrariamente a Raztinger, sabe rir (fazer rir) e ficar sisudo - arma dos bons politicos, no que, aliás, é considerado arguto. Filho de italianos - Tinha de ser: de uma forma de outra - E da confiança de Bento XVI, por quem rezou, logo que se apresentou à varanda da Basília de São Pedro - Pelo que se depreende, o espírito jesuíta continua - E agora de forma corporal e mental -
Sem comentários:
Enviar um comentário