Estas questões não têm a ver com questões místicas, é verdade, mas puseram muitas vidas em perigo - E, se não passaram para o lado de lá, foi porque a boa estrelinha, nessa noite, não as esqueceu-
Quando um comboio se
aproxima de uma estação, e ali deve efectuar uma paragem ou fazer um desvio para permitir a
passagem de um comboio de longo curso, é suposto que alguns
quilómetros antes abrande a marcha
- Não
é o que se depreende das conclusões do relatório preliminar - As conclusões estão distorcidas e refugiam-se em questões de deslizamentos, quando, afinal, o acidente denota mais falhas humanas de que ordem mecânica ou de sinalética
Diz o relatório da Comissão de Inquérito: "No dia 21 de Janeiro de
2013 cerca das 21,11 o comboio Regional (....) ultrapassou o sinal SI da
Estação de Alfarelos na posição de fechado"
4. O sinal SI da Estação
de Alfarelos encontrava-se na posição de fechado, tendo sido ultrapassado
indevidamente pelo comboio Regional N.4523 em 269 metros.
19h55 | 21h12 | 1h17 |
- Este é o horário oficial . 21.12 h e não 21.11
O Comboio chegou com um
minuto de avanço - Pois, o horário oficial de chegada, nos horários da Internet, apontam para as 21.12. O que significa que o comboio ia
largado (é o que acontece com as habituais travagens bruscas do Metro, há que gosta se fazer das máquinas brinquedos) e deveria ter começado a abrandar a sua marcha, antes de chegar à estação - Tanto mais, que ao
deparar-se-lhe o sinal amarelo fixo, ele só estancou o andamento 269 metros
mais à frente - Incapacitado de fazer o desvio para permitir a passagem do IC
INCAPACIDADE PARA TOMAR
OS PROCEDIMENTOS MAIS ACONSELHÁVEIS -
- Em vez de darem o alarme, avançando na linha com a bandeira vermelha e lanterna apontada (e tiveram tempo para o fazer) toca a telefonar para Lisboa a "aguardar instruções sobre o procedimento a adotar" - E assim se escoaram os minutos - E, nestas coisas, uns segundos a menos ou a mais pode ser a morte do artista
DEPOIS TUDO SE PRECIPITOU E NÃO HOUVE FRIEZA OU DISCERNIMENTO PARA EVITAR O ACIDENTE QUE SURGIRIA COM O IC.- PÔS-SE A FALAR PARA LISBOA - "O maquinista deste comboio contatou o CCO de Lisboa, informando o sucedido e ficou a aguardar instruções sobre o procedimento a adotar (recuar ao sinal ou prosseguir a marcha)"
Se o comboio já estava para lá do ponto de cruzamento! - Pois, dada a impossibilidade de efectuar a manobra, o que importava era dar sinal ao maquinista do IC do obstrução da via - Procedimento que não foi observado
- À velocidade que o Regional viajava, tanto fazia estar amarelo como verde - O comboio ia embalado, chegou um minuto mais cedo da hora prevista - Um minuto a quase cem à hora é muito - De referir que, o comboio entra a mais de 80 km na Estação e vai ser bloqueado a 269 metros, depois de atingir ainda mais de 90 km/h de aceleração - Com estas evidências,ainda precisam de mais explicações?!... - No final deste post poderá ler - o relatório na íntegra, que nós analisámos.
"Alfarelos: O espelho de um país, uma desgraça adiada".
"O acidente ocorrido no passado dia 21, na Estação de Alfarelos pelas 21.15H, entre um comboio Intercidades e outro Regional, vem trazer, mais uma vez, para a ribalta as condições de segurança em que circulam os nossos comboios. Depois de lutas intensas, por parte dos maquinistas e restante pessoal circulante, para a implementação de um sistema de controlo e segurança, depressa se verificou que o sistema implementado não era completamente eficaz, pois apenas fornece informação pontual, ao invés de permanente, como acontece noutras redes e seria lógico. Como tudo o resto nesta sociedade, a exploração desenfreada e o investimento público reduzido ao mínimo indispensável, sobrepõem-se aos interesses gerais da população e aqui até à segurança."
A estação de Alfarelos está inserida na Linha do Norte, na qual o sistema de cantonamento é o de Bloco Orientável, com comando central em Braço de Prata (Lisboa). O controlo de entrada e saída daquela estação é contudo comandado localmente por uma mesa que já data dos anos 60, do século passado. Só por si, daqui não viria qualquer mal, não fosse o facto da tecnologia utilizada estar há décadas ultrapassada e a manutenção ser deficiente, com aliás quase tudo o que diga respeito a material ferroviário, independentemente da empresa que o detém. Esta mesa estava programada para ser substituída no próximo mês". -
NÃO HAVIA UMA LANTERNA UMA BANDERINHA À MÃO? - QUANTAS ATERRAGENS DE HELICÓPTEROS SE FAZEM, COM AUXILIO DE LANTERNAS, EM ATERRAGENS IMPROVISADAS NO PALCO DOS COMBATES?
No relatório
não consta que, tanto o maquinista do Regional, como o funcionário da Estação,
procurassem quaisquer meios ao seu alcance - ou por telemóvel ou com
sinais de lanterna e de bandeira - para avisar o maquinista do IC do perigo que o
esperava.
Vejamos -A cronologia dos factos - Segundo o Relatório
"No dia 21 de Janeiro de 2013 cerca das 21,11 o comboio Regional (....) ultrapassou o sinal SI da Estação de Alfarelos na posição de fechado em cerca de 200 metros" - E porquê - Hora prevista para as 21.12 e chega às 21.11 "
Se chegou às 21.11 - comprova-se que chegou 1 minuto mais cedo - Este é o horário que consta na Internet
Se chegou às 21.11 - comprova-se que chegou 1 minuto mais cedo - Este é o horário que consta na Internet
19h55 | 21h12 | 1h17 |
Quando se encontrava
parado a aguardar instruções do CCO de lisboa, no sentido de prosseguir a
marcha, embateu na sua retaguarda o comboio Intercidades Nº 529
Do acidente resultaram,
de acordo com informações do CDOS da Autoridade Nacional de Proteção, 13
feridos ligeiros
Resultaram ainda elevados prejuízos
materiais para na UTE´s, locomotiva 5613 e
carruagem envolvidas, bem como nas infraestruturas ferroviárias
3 (...) A aproximação da Estação de Alfarelos, o comboio Regional N.4523 abordou o sinal de cantonamento permissivo 1960A, que antecede o sinal o sinal principal S1, apresentando o sinal de amarelo fixo
"O sinal SI da Estação de Alfarelos encontrava-se na posição de fechado, tendo sido ultrapassado indevidamente pelo comboio Regional N.4523 em 269 metros."
O confirma que o comboio vinha em excesso de velocidade: Quando um comboio se
aproxima de uma estação, e ali deve fazer um desvio para permitir a
passagem de um comboio de longo curso, é suposto que alguns
quilómetros antes abrande a marcha
ULTRAPASSA O SINAL AMARELO FIXO A MAIS DE 80 KM/H - DEPOIS, COM A TRAVAGEM, DESLIZA ATÉ À VELOCIDADE DE 91,5Km
"De acordo com o relatório de análise aos dados de unidade do registo do CONVEL da UTE 257 verifica-se que:
a. A passagem do sinal 1960A o comboio 4523 circulava à velocidade de 81Km/h
b. Ao PK 195.792 o maquinista deste comboio atuou o freio, quando circulava à velocidade de de 91,5 Km/h, permanecendo o mesmo atuado até ao momento da imobilização do comboio
PATINA DE 91,5KM/H PARA 94,5KM/H - É PARA SE VER COMO O COMBOIO IA LARGADO
c. "Circulando o comboio o comboio a 94,5Km/h e durante o processo de frenagem, verificou-se o início da patinagem, ao PK 196.844, que persistiram até à sua imobilização"
O RELATÓRIO É OMISSO DA HORA DO EMBATE DO INTERCIDADES COM O REGIONAL
Há noticias que dizem que foi às 21, 25 Na noite de ontem, pelas 21:25, na Linha do Norte, em Alfarelos, aconteceu um grave acidente ferroviário, que envolveu 2 comboios da CP (Listed CPP 094), um Intercidade e um Regional, que chocaram entre si, provocando 21 feridos ligeiros" -
Se assim fosse havia pelo menos 14 minutos para evitar a tragédia- Nada foi fez nesse sentido - Também há noticias que dizem que apontam para as 21.15 - "O embate de um comboio intercidades na retaguarda de um regional, parado à entrada da estação de Alfarelos/Granja do Ulmeiro, na segunda-feira, pelas 21:15, provocou 21 feridos ligeiros. - Afinal, só houve 11 feridos
ENTRETANTO ACONTECE A TRAGÉDIA - SE O INTERVALO ERA DE 4 MINUTOS - MUITO POUCO, EM TODO O CASO, SEMPRE PERMITIRIA QUE O MAQUINISTA PEGASSE NA BANDEIRA E CORRESSE PARA A LINHA - E NÃO O FEZ - O SINAL AMARELO FIXO (AVARIADO), JÁ SOBRE A ESTAÇÃO, NÃO IMPEDIU O CHOQUE
7. Entretanto o comboio Intercidades que circulava à tabela, fez a sua aproximação à estação de Alfarelos, tendo abordado o sinal 1960A, apresentando este o aspeto de amarelo fixo
8. O sinal SI encontrava-se na posição de fechado, tendo também sido indevidamente ultrapassado pelo comboio Intercidades Nº529
1. O comboio regional
nº 4523 com origem na estação de Entroncamento às 19.55 e destino à
estação de Coimbra
2. Circulava à retaguarda
o comboio IC 529 com origem da estação de Santa Apolónia às 19.30 e destino à
Estação de Campanhã
3 (...)
A aproximação da Estação de Alfarelos, o comboio Regional
N.4523 abordou o sinal de cantonamento permissivo 1960A, que antecede o sinal
o sinal principal S1, apresentando o sinal de amarelo fixo
4. O sinal SI da Estação
de Alfarelos encontrava-se na posição de fechado, tendo sido ultrapassado
indevidamente pelo comboio Regional N.4523 em 269 metros.
5. O maquinista deste
comboio contatou o CCO de Lisboa, informamdo o sucedido e ficou a
aguardar instruções sobre o procedimento a adotar (recuar ao
sinal ou prosseguir a marcha);
6.De acordo com o
relatório de análise aos dados de unidade do registo do CONVEL da UTE 257 verifica-se que:
a. A passagem do
sinal 1960A o comboio 4523 circulava à velocidade de 81Km/h
b. Ao PK 195.792
o maquinista deste comboio atuou o freio, quando circulava à
velocidade de de 91,5 Km/h, permanecendo o mesmo atuado até ao momento da
imobilização do comboio
c. Circulando o comboio
o comboio a 94,5Km/h e durante o processo de frenagem, verificou-se o início da
patinagem, ao PK 196.844, que persistiram até à sua imobilização
7. Entretanto o comboio
Intercidades que circulava à tabela, fez a sua aproximação à estação de
Alfarelos, tendo abordado o sinal 1960A, apresentando este o aspeto de amarelo
fixo
8. O sinal
SI encontrava-se na posição de fechado, tendo também sido indevidamente
ultrapassado pelo comboio Intercidades Nº529
(...)
10. Através dos
depoimentos recolhidos, conjugados com a análise dos relatórios do CONVEL e as
constatações feitas no local pela Comissão de Inquérito verfica-se que o
comboio Intercidades 529 embateu na traseira do comboio regional 4523 ao PK
197.782
Nas conclusões pede um aprofundamento - Para quando? O inquérito fica por aqui e acabou - O que importava era sacudir a água do capote
O IC ATÉ PODIA CIRCULAR A 15O KM/H - POIS NÃO FOI ESTE COMBOI QUE CAUSOU O ACIDENTE
Mais se concluiu: que “O comboio Intercidades que embateu no comboio regional em Alfarelos, na segunda-feira, circulava a 130 km/h por sinal amarelo fixo 130 km/h, a dois quilómetros do acidente.” – Estes alguns dos excertos que foram dados a conhecer à imprensa
OS ASPECTOS ESSENCIAIS NÃO FORAM REALÇADOS -
- No relatório lê-se que o maquinista do Intercidades, ao aperceber-se de que tinha o comboio regional parado na mesma linha, agiu correctamente, ao tentar imobilizar a composição, tendo accionado o freio de emergência e os areeiros (despejando areia para maior aderência das rodas aos carris). E também se diz que o computador de bordo (Convel) que o mesmo estava operacional - Este sistema (controlo de velocidade)impede que os sinais sejam desrespeitados, sobrepondo-se a uma eventual distracção do maquinista.
- Numa situação destas e, quando os comboios vêm à tabela, a perda de uns segundos pode significar a morte do artista - Sabendo que atrás vinha o IC de Santa Apolónia, o que foi feito? - Ou o maquinista não estava informado do tráfego?,
- Se, em vez de procurar uma explicação técnica, afastasse primeiro o comboio da linha não teria sido preferível? - Mas, pelos vistos, estando imobilizado mais de duas centenas de metros à frente, como inverter a marcha?... Onde estava outra máquina para o fazer?... Atrapalhou-se e nem sequer se lembrou de pegar na bandeira vermelha e numa lanterna.
- Diz o relatório que se pôs a contactar o CCO de Lisboa para saber o que se tinha passado com o sinal, que, em vez de passar para verde, imobilizou-se em amarelo fixo - Estou mesmo a imaginar o tempo de hesitações e perguntas, o tempo estupidamente perdido, com os tais contatos que dizem ter sido efetuados. Mas tudo isto me cheira a esturro - Estivesse verde, vermelho ou amarelo, à velocidade que ali entrou, não deixava de avançar os tais 299 metros
- - Pelo que me foi dado analisar do relatório, não me parece que tenham existido outras causas, senão a da já trivial complicação à portuguesa de tornar complicado o que é simples.
- – Quando o fogo ateia uma casa, a primeira coisa é: ou fugir e chamar os bombeiros ou combatê-lo com o que se tiver à mão. – Pergunto: onde estava o chefe da Estação para accionar um alarme, pegar na bandeira e correr para um ponto onde o Intercidades o pudesse avistar antes de ali chegar ou passar pela estação?
- Não há comunicações entre os comboios? Lisboa, ao saber do problema, porque não mandou parar o comboio que vinha atrás?
- Ou vinha mesmo um em cima do outros? - Não posso acreditar - Um comboio regional pára em todas as estações e, a sua velocidade, além de ser mais reduzida, obriga forçosamente a que, o comboio de alta velocidade, ou lhe dê um espaço de tempo maior ou então é o mais lento que tem de se desviar para outra linha e o deixe passar - E era o que ali devia ser feito mas não se fez, devido ao excesso de velocidade do Regional - Não vejo que possa haver outra explicação. para uma composição que ali entra a mais de 80Km/h
- Estas é que são as questões, que deviam ter sido mais aprofundadas e não andar por lá a ver onde é que o comboio, que vinha atrás, acionou a freagem ou começou a suster a marcha - O mais importante é saber-se a razão pela qual dois comboios, um regional e outro de longo curso, acabam por se chocar, sendo certo que, o tráfego rodoviário em Portugal, não é o mesmo que o de um grande aeroporto, em que os aviões, aterram ou descolam uns atrás dos outros
"INCONCLUSIVO O RELATÓRIO?!... Relatório preliminar ao acidente de Alfarelos revelou-se inconclusivo"?!. - Essa é boa!
Poderá aqui consultar o relatório Relatório Preliminar de Inquérito - Clike:
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