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Lisboa, Lisboa, Portugal
Desoculto nocturno é abordagem de várias questões: Ora surgindo desnudado à luz do grande leão dos céus, ora sob o manto diáfono da noite, festejando a princesa das trevas, em peregrinações, onde o piar dos mochos e o grito das raposas, são as únicas vozes que quebram o silêncio milenar de canadas e penedias, nas quais ritos e mistérios ancestrais, ainda vagueiam à solta - Envergando várias túnicas, desdobrando-me em múltiplas personagens - Ou é privilégio do poeta dos heterónimos, que só discorreu à mesa dum café ou acastelado em sua“aldeia”?..Sei que posso correr o risco de não ser tomado a sério: mas que fazer? . - Dizia-se de Florbela Espanca, que os poetas e os profetas “usam disfarces que os tornam semelhantes a tudo o que os cerca”- Quando criei este site, foi apenas a pensar nos chamados fenómenos do mundo paranormal: relatos pessoais, consequência da minha adolescência, em sabates noturnos?!.. Ou fruto de solitárias e longas experiências marítimas em calmos e tempestuosos mares?!.. Estas as interrogações que pretendi aqui abordar. Afinal, cedo constatei ser-me difícil passar indiferente à análise e à reflexão, ocasionalmente, de outros fenómenos e temas da actualidade

domingo, 27 de janeiro de 2013

Acidente de Alfarelos: a verdade do inquérito: não houve tempo de pegar numa lanterna e a bandeira vermelha para dar o sinal ao IC antes de entrar na estação e evitar o choque? O mais importante ficou por explicar no relatório mais político que conclusivo



Estas questões não têm a ver com questões místicas, é verdade, mas puseram muitas vidas em perigo - E, se não passaram para o lado de lá, foi porque a boa estrelinha, nessa noite, não as esqueceu-

Quando um comboio se aproxima de uma estação, e ali deve efectuar uma paragem ou fazer um desvio para permitir a passagem de um comboio de longo curso, é suposto que alguns quilómetros antes abrande a marcha


- Não é o que se depreende das conclusões do relatório preliminar - As conclusões estão distorcidas e refugiam-se em questões de deslizamentos, quando, afinal, o acidente denota mais falhas humanas de que ordem mecânica ou de sinalética

Diz o relatório da Comissão de Inquérito: "No dia 21 de Janeiro de 2013 cerca das 21,11 o comboio Regional (....) ultrapassou o sinal SI da Estação de Alfarelos na posição de fechado"

4. O sinal SI da Estação de Alfarelos encontrava-se na posição de fechado, tendo sido ultrapassado indevidamente pelo comboio Regional  N.4523 em 269 metros.


19h5521h121h17

 - Este é o horário oficial . 21.12 h e não 21.11



O Comboio chegou com um minuto de avanço - Pois, o horário oficial de chegada, nos horários da Internet, apontam  para as 21.12.  O que significa que o comboio ia largado (é o que acontece com as habituais travagens bruscas do Metro, há que gosta se fazer das máquinas brinquedos) e deveria ter começado a abrandar a sua marcha, antes de chegar à estação - Tanto mais, que ao deparar-se-lhe o sinal amarelo fixo, ele só estancou o andamento 269 metros mais à frente - Incapacitado de fazer o desvio para permitir a passagem do IC


 INCAPACIDADE PARA TOMAR OS PROCEDIMENTOS MAIS ACONSELHÁVEIS -



 - Em vez de darem o alarme, avançando na linha com a bandeira vermelha e lanterna apontada (e tiveram tempo para o fazer) toca a telefonar para Lisboa a "aguardar instruções sobre o procedimento a adotar"  - E assim se escoaram os minutos - E, nestas coisas, uns segundos a menos ou a mais pode ser a morte do artista


 DEPOIS TUDO SE PRECIPITOU E NÃO HOUVE FRIEZA OU DISCERNIMENTO PARA  EVITAR O ACIDENTE QUE SURGIRIA COM O IC.- PÔS-SE A  FALAR PARA LISBOA - "O maquinista deste comboio contatou  o CCO de Lisboa, informando o sucedido e ficou a aguardar instruções sobre o procedimento a adotar (recuar ao sinal ou prosseguir a marcha)" 



 Se o comboio já estava para lá do ponto de cruzamento! - Pois, dada a impossibilidade de efectuar a manobra, o que importava era dar sinal ao maquinista do IC do obstrução da via - Procedimento que não foi observado



- À velocidade que o Regional viajava, tanto fazia estar amarelo como verde - O comboio ia embalado, chegou um minuto mais cedo da hora prevista - Um minuto a quase cem à hora é muito - De referir que, o comboio entra a mais de 80 km na Estação e vai ser bloqueado a 269 metros, depois de atingir ainda mais de 90 km/h de aceleração - Com estas evidências,ainda precisam de mais explicações?!...  - No final deste post poderá ler - o relatório na íntegra, que nós analisámos. 






"Alfarelos: O espelho de um país, uma desgraça adiada".



"O acidente ocorrido no passado dia 21, na Estação de Alfarelos pelas 21.15H, entre um comboio Intercidades e outro Regional, vem trazer, mais uma vez, para a ribalta as condições de segurança em que circulam os nossos comboios. Depois de lutas intensas, por parte dos maquinistas e restante pessoal circulante, para a implementação de um sistema de controlo e segurança, depressa se verificou que o sistema implementado não era completamente eficaz, pois apenas fornece informação pontual, ao invés de permanente, como acontece noutras redes e seria lógico. Como tudo o resto nesta sociedade, a exploração desenfreada e o investimento público reduzido ao mínimo indispensável, sobrepõem-se aos interesses gerais da população e aqui até à segurança."





A estação de Alfarelos está inserida na Linha do Norte, na qual o sistema de cantonamento é o de Bloco Orientável, com comando central em Braço de Prata (Lisboa). O controlo de entrada e saída daquela estação é contudo comandado localmente por uma mesa que já data dos anos 60, do século passado. Só por si, daqui não viria qualquer mal, não fosse o facto da tecnologia utilizada estar há décadas ultrapassada e a manutenção ser deficiente, com aliás quase tudo o que diga respeito a material ferroviário, independentemente da empresa que o detém. Esta mesa estava programada para ser substituída no próximo mês". 

 NÃO HAVIA UMA LANTERNA UMA BANDERINHA À MÃO? - QUANTAS ATERRAGENS DE HELICÓPTEROS SE FAZEM, COM AUXILIO DE LANTERNAS,  EM ATERRAGENS IMPROVISADAS NO PALCO DOS COMBATES?

No relatório não consta que, tanto o maquinista do Regional, como o funcionário da Estação, procurassem quaisquer meios ao seu alcance - ou por telemóvel ou com sinais de lanterna e de bandeira - para avisar o maquinista do IC do perigo que o esperava. 









Vejamos  -A cronologia dos factos - Segundo o Relatório

"No dia 21 de Janeiro de 2013 cerca das 21,11 o comboio Regional (....) ultrapassou o sinal SI da Estação de Alfarelos na posição de fechado em cerca de 200 metros" - E porquê - Hora prevista para as 21.12 e chega às 21.11 "

Se chegou às 21.11  - comprova-se que chegou 1 minuto mais cedo - Este é o horário que consta na Internet 

19h5521h121h17




Quando se encontrava parado a aguardar instruções  do CCO de lisboa, no sentido de prosseguir a marcha, embateu na sua retaguarda o comboio Intercidades Nº 529

Do acidente resultaram, de acordo com informações do CDOS da Autoridade  Nacional de Proteção, 13 feridos ligeiros


Resultaram ainda elevados prejuízos  materiais para  na UTE´s, locomotiva  5613 e carruagem envolvidas, bem como nas infraestruturas ferroviárias





3 (...) A aproximação  da Estação de Alfarelos, o comboio Regional N.4523 abordou o sinal de cantonamento permissivo 1960A, que antecede o sinal  o sinal principal S1, apresentando o sinal de amarelo fixo

"O sinal SI da Estação de Alfarelos encontrava-se na posição de fechado, tendo sido ultrapassado indevidamente pelo comboio Regional  N.4523 em 269 metros."

O confirma que o comboio vinha em excesso de velocidade: Quando um comboio se aproxima de uma estação, e ali deve  fazer um desvio para permitir a passagem de um comboio de longo curso, é suposto que alguns quilómetros antes abrande a marcha 



ULTRAPASSA O SINAL AMARELO FIXO  A MAIS DE 80 KM/H  - DEPOIS, COM A TRAVAGEM, DESLIZA  ATÉ À VELOCIDADE DE  91,5Km

"De acordo com o relatório de análise aos dados de unidade do registo do CONVEL da UTE 257 verifica-se que:
a. A passagem do  sinal 1960A o comboio 4523 circulava à velocidade de 81Km/h
b. Ao PK 195.792 o maquinista deste comboio atuou o freio, quando circulava à velocidade de  de 91,5 Km/h, permanecendo o mesmo atuado até ao momento da imobilização do comboio

PATINA DE 91,5KM/H PARA 94,5KM/H - É PARA SE VER COMO O COMBOIO IA LARGADO

c. "Circulando o comboio o comboio a 94,5Km/h e durante o processo de frenagem, verificou-se o início da patinagem, ao PK 196.844, que persistiram até à sua imobilização"





O RELATÓRIO É OMISSO DA HORA DO EMBATE  DO INTERCIDADES COM O REGIONAL 

Há noticias que dizem que foi às 21, 25 Na noite de ontem, pelas 21:25, na Linha do Norte, em Alfarelos, aconteceu um grave acidente ferroviário, que envolveu 2 comboios da CP (Listed CPP 094), um Intercidade e um Regional, que chocaram entre si, provocando 21 feridos ligeiros" - 

Se assim fosse havia pelo menos 14 minutos para evitar a tragédia-  Nada foi fez nesse sentido - Também há noticias que dizem que apontam para as 21.15  - "O embate de um comboio intercidades na retaguarda de um regional, parado à entrada da estação de Alfarelos/Granja do Ulmeiro, na segunda-feira, pelas 21:15, provocou 21 feridos ligeiros. - Afinal, só houve 11 feridos


ENTRETANTO ACONTECE A TRAGÉDIA - SE O INTERVALO ERA DE 4 MINUTOS - MUITO POUCO, EM TODO O CASO, SEMPRE PERMITIRIA QUE O MAQUINISTA PEGASSE NA BANDEIRA E CORRESSE PARA A LINHA - E NÃO O FEZ - O SINAL AMARELO FIXO (AVARIADO), JÁ SOBRE A ESTAÇÃO, NÃO IMPEDIU O CHOQUE 

7. Entretanto o comboio Intercidades que circulava à tabela, fez a sua aproximação à estação de Alfarelos, tendo abordado o sinal 1960A, apresentando este o aspeto de amarelo fixo
8. O sinal SI encontrava-se na posição de fechado, tendo também sido indevidamente ultrapassado pelo comboio Intercidades  Nº529



TUDO O MAIS SÃO DETALHES DO RELATÓRIO QUE APENAS SERVEM PARA DAR COBERTURA AO FULCRO DA QUESTÃO 








1. O comboio regional  nº 4523 com origem na estação de Entroncamento às 19.55 e destino à estação de Coimbra

2. Circulava à  retaguarda o comboio IC 529 com origem da estação de Santa Apolónia às 19.30 e destino à Estação de Campanhã

3 (...) A aproximação  da Estação de Alfarelos, o comboio Regional N.4523 abordou o sinal de cantonamento permissivo 1960A, que antecede o sinal  o sinal principal S1, apresentando o sinal de amarelo fixo

4. O sinal SI da Estação de Alfarelos encontrava-se na posição de fechado, tendo sido ultrapassado indevidamente pelo comboio Regional  N.4523 em 269 metros.

5. O maquinista deste comboio contatou  o CCO de Lisboa, informamdo o sucedido e ficou a aguardar instruções sobre o procedimento a adotar (recuar ao sinal ou prosseguir a marcha);


6.De acordo com o relatório de análise aos dados de unidade do registo do CONVEL da UTE 257 verifica-se que:
a. A passagem do  sinal 1960A o comboio 4523 circulava à velocidade de 81Km/h

b. Ao PK 195.792 o maquinista deste comboio atuou o freio, quando circulava à velocidade de  de 91,5 Km/h, permanecendo o mesmo atuado até ao momento da imobilização do comboio

c. Circulando o comboio o comboio a 94,5Km/h e durante o processo de frenagem, verificou-se o início da patinagem, ao PK 196.844, que persistiram até à sua imobilização

7. Entretanto o comboio Intercidades que circulava à tabela, fez a sua aproximação à estação de Alfarelos, tendo abordado o sinal 1960A, apresentando este o aspeto de amarelo fixo
8. O sinal SI encontrava-se na posição de fechado, tendo também sido indevidamente ultrapassado pelo comboio Intercidades  Nº529

(...)
10. Através dos depoimentos recolhidos, conjugados com a análise dos relatórios do CONVEL e as constatações feitas no local pela Comissão de Inquérito verfica-se que o comboio Intercidades 529 embateu na traseira do comboio regional 4523 ao PK 197.782

Nas conclusões pede um aprofundamento - Para quando? O inquérito fica por aqui e acabou - O que importava era sacudir a água do capote

O IC ATÉ PODIA CIRCULAR A 15O KM/H  - POIS NÃO FOI ESTE COMBOI QUE CAUSOU O ACIDENTE
Mais se concluiu: que “O comboio Intercidades que embateu no comboio regional em Alfarelos, na segunda-feira, circulava a 130 km/h por sinal amarelo fixo 130 km/h, a dois quilómetros do acidente.” – Estes alguns dos excertos que  foram dados a conhecer à imprensa

 OS ASPECTOS ESSENCIAIS NÃO FORAM REALÇADOS - 




  •    No relatório lê-se que o maquinista do Intercidades, ao aperceber-se de que tinha o comboio regional parado na mesma linha,  agiu correctamente, ao tentar imobilizar a composição, tendo accionado o freio de emergência e os areeiros (despejando areia para maior aderência  das rodas aos carris). E também se diz que  o computador de bordo (Convel)  que o mesmo estava operacional  - Este sistema (controlo de velocidade)impede que os sinais sejam desrespeitados, sobrepondo-se a uma eventual distracção do maquinista.
  • Numa situação destas e, quando os comboios vêm à tabela, a perda de uns segundos pode significar  a morte do artista   - Sabendo que atrás vinha o  IC de Santa Apolónia, o que foi feito?   - Ou o maquinista não estava informado do tráfego?, 

  • Se, em vez de procurar uma explicação técnica,  afastasse primeiro o comboio da linha não teria sido preferível? - Mas, pelos vistos, estando imobilizado mais de duas centenas de metros à frente, como inverter a marcha?... Onde estava outra máquina para o fazer?... Atrapalhou-se e nem sequer se lembrou de pegar na bandeira vermelha e numa lanterna. 

  • Diz o relatório que se pôs a contactar o CCO de Lisboa para saber o que se tinha passado com o sinal, que, em vez de passar para verde, imobilizou-se em amarelo fixo - Estou mesmo a imaginar o tempo de hesitações e perguntas,  o tempo estupidamente perdido, com os tais contatos que dizem ter sido efetuados.  Mas tudo isto me cheira a esturro - Estivesse verde, vermelho ou amarelo, à velocidade que ali entrou, não deixava de avançar os tais 299 metros

  • - Pelo que me foi dado analisar do relatório, não me parece que tenham existido outras causas, senão a da já trivial complicação à portuguesa de tornar complicado o que é simples.

  •  – Quando o fogo ateia uma casa, a primeira coisa é:  ou fugir e chamar os bombeiros ou combatê-lo com o que se tiver à mão. – Pergunto: onde estava o chefe da Estação para accionar um alarme, pegar na bandeira e correr para um ponto onde o Intercidades o pudesse avistar antes  de ali chegar ou passar pela estação?  

  • Não há comunicações entre os comboios? Lisboa, ao saber do problema, porque não mandou parar o comboio que vinha atrás? 

  • Ou vinha mesmo um em cima do outros?  - Não posso acreditar - Um comboio regional pára em todas as estações e, a sua velocidade, além de ser mais reduzida, obriga forçosamente a que, o comboio de alta velocidade, ou lhe dê um espaço de tempo maior ou então é o mais lento que tem de se desviar para outra linha e o deixe passar - E era o que ali devia ser feito mas não se fez, devido ao excesso de velocidade do Regional - Não vejo que possa haver outra explicação. para uma composição que ali entra a mais de 80Km/h

  • Estas é que são as questões, que deviam  ter sido mais  aprofundadas e não andar por lá a ver onde é que o comboio, que vinha atrás, acionou a freagem ou começou a suster a marcha - O mais importante é saber-se a razão pela qual dois comboios, um regional e outro de longo curso, acabam por se chocar, sendo certo que, o tráfego rodoviário em Portugal, não é o mesmo que o de um grande aeroporto, em que os aviões, aterram ou descolam uns atrás dos outros 
"INCONCLUSIVO O RELATÓRIO?!... Relatório preliminar ao acidente de Alfarelos revelou-se inconclusivo"?!. - Essa é boa!

Poderá aqui consultar o relatório Relatório Preliminar de Inquérito - Clike:






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