Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Lisboa, Lisboa, Portugal
Desoculto nocturno é abordagem de várias questões: Ora surgindo desnudado à luz do grande leão dos céus, ora sob o manto diáfono da noite, festejando a princesa das trevas, em peregrinações, onde o piar dos mochos e o grito das raposas, são as únicas vozes que quebram o silêncio milenar de canadas e penedias, nas quais ritos e mistérios ancestrais, ainda vagueiam à solta - Envergando várias túnicas, desdobrando-me em múltiplas personagens - Ou é privilégio do poeta dos heterónimos, que só discorreu à mesa dum café ou acastelado em sua“aldeia”?..Sei que posso correr o risco de não ser tomado a sério: mas que fazer? . - Dizia-se de Florbela Espanca, que os poetas e os profetas “usam disfarces que os tornam semelhantes a tudo o que os cerca”- Quando criei este site, foi apenas a pensar nos chamados fenómenos do mundo paranormal: relatos pessoais, consequência da minha adolescência, em sabates noturnos?!.. Ou fruto de solitárias e longas experiências marítimas em calmos e tempestuosos mares?!.. Estas as interrogações que pretendi aqui abordar. Afinal, cedo constatei ser-me difícil passar indiferente à análise e à reflexão, ocasionalmente, de outros fenómenos e temas da actualidade

quinta-feira, 14 de junho de 2012

PORTUGAL 3-DINAMARCA 2 - GLORIA SOFRIDA - RONALDO NÃO ESTEVE NOS SEUS MELHORES DIAS MAS VAI SER DECISIVO! - NÃO O MALTRATEM! ELE É ÚNICO E GENUÍNO, SOFREU IMENSO E VAMOS PRECISAR MUITO DELE NO JOGO COM A HOLANDA



O vídeo foi editado pelo autor deste post


Pegando nas palavras de Paulo Bento, Portugal foi uma equipa de carácter e de identidade. Ganhámos e até merecíamos um resultado mais folgado: desperdiçámos oportunidades que estiveram à mão de semear. Agora, há que nos concentrarmos no próximo adversário, que  está ao nosso alcance mas  não se pense que, pelo facto de ainda não ter averbado nenhuma vitória e só somado derrotas,  seja a equipa mais fraca do grupo.



HOLANDA PERDEU COM A ALEMANHA  E COM A DINAMARCA - MAS A MÁQUINA LARANJA, QUE JÁ ANDAVA  AZARADA. POR UM QUALQUER IGNORADO DEMÓNIO, FICOU AGORA AINDA MAIS DANADA E ENDIABRADA. DECLARA VINGANÇA A QUEM OS VOLTAR A ENFRENTAR - E, se há uma alma possessa e que está altura de lhes virar a forquilha,  sem ter que usar a mão, só a de Cristiano Ronaldo - Obviamente, num coro concertado com os demais violinos da equipa  de que é capitão.


Vamos ter pela frente um dos mais difíceis adversários. Não se deixem embalar pelo que dizem os críticos de  "A implacável frieza germânica",  que agora voltou a ser a carrasco dos holandeses - O que eles têm tido é uma grande vaca.  Não se pode dizer que as duas derrotas que  sofreram os holandeses, traduzam a sua pior forma. É dos tais casos em que houve muito azar à mistura. Por isso, é no próximo jogo que precisamos de um Ronaldo, inteiramente ressarcido das suas falhas e ao mais alto nível dos seus pergaminhos.


O FUTEBOL É REALMENTE DOS ESPECTÁCULOS MAIS VISTOSOS E POPULARES, CAPAZ DE PROVOCAR ESTADOS DE ALMA, VERDADEIRAMENTE CONTRASTANTES E INESPERADOS


É difícil imaginar um brasileiro, que sem renegar as suas origens e a sua cultura, se tenha sentido tão  identificado com a equipa das Quinas, como o jogador Pepe. Tal era a intensidade da sua alegria que, na sequência daquele fabuloso golo, não resistiu a beijar o símbolo da camisola que envergava  E, a constatar esse júbilo, se houve um jogador que, no final do jogo, não se sentia inteiramente feliz, não obstante a vitória de Portugal sobre a Dinamarca, era Cristiano Ronaldo. Nem quero imaginar o sofrimento que ele não teria sentido quando a equipa dinamarquesa empata o jogo com Portugal e Ronaldo terá reflectido ainda mais nos golos que podia ter marcado e que não marcou. É certo que o seu contributo veio a revelar-se importantíssimo para o golo de Varela, no entanto, há sofrimentos que não saram ou desaparecem de um momento para outro - E viu-se no rosto de Cristiano Ronaldo, no final do desafio, a tristeza que lhe ia estampada no semblante e que não logrou disfarçar.Confesso que não gostaria de estar na sua pele.


Mas é um facto de que, Ronaldo, têm tido pouca sorte. O quarto-minguante não é a sua lua de nascimento. Mas o problema de Ronaldo tem sido outro: e, esse, é demasiado íntimo, só ele o compreende. Creio que é do foro sentimental. Parece-me que o Cristiano tem sido afectado por paixões não correspondidas. Ele é profundamente humano e demasiado sensível. A mínima coisa o estimula e o mínimo desaire ou decepção o perturba. É próprio dos valentes. E isso têm-o deixado um tanto ou quanto desconcentrado. Além disso, jogar numa selecção, não é o mesmo que o futebol jogado numa equipa onde tudo funciona como as pedras no tabuleiro de um xadrês  - É sempre uma manta de retalhos. Por outro lado,  a época - para Cristiano - foi demasiado desgastante. Pois, o futebol espanhol é altamente competitivo e, ele, na equipa madrilena, foi sempre o jogador de primeira linha:  a ter que dar o máximo das suas capacidades e do seu talento. 

Enquanto, a um jogador de menor nível se podem desculpar as suas falhas, o mesmo não acontece a uma estrela: os seus admiradores exigem que continuadamente não pare de brilhar. E ele sabe que tem sobre os ombros essa tremenda responsabilidade.  Além de que ele disputava simultaneamente duas grandes  competições: a do campeonato espanhol  e da taça do melhor marcador - isto para não não falar enquanto  a sua equipa se manteve até ás meias finais da Taça dos Campeões Europeus . E agora deveria ser chegada a altura de umas merecidas férias. Um homem - qualquer que ele seja - não é um robô ou uma máquina. Para se ligar e toca de  dar o mesmo rendimento, como numa fábrica. Claro que eu não vejo que o maior problema do Ronaldo, seja de ordem física, longe disso: naturalmente que devido a outros aspectos que só ele sabe - ou que, se calhar, nem ele se apercebe.  Mas tudo isso, julgo que é ocasional e transitório: Ronaldo é um espírito forte, muito determinado e combativo,  sabe o caminho que toma  e não cede de animo leve às adversidades. Pelo que não qualquer  bruxo que lhe possa tirar o sono. Pois é, mas os portugueses, sempre foram muito injustos para com os seus heróis. Exigem-lhes demasiado e dão-lhes pouco ou nada em troca. Não há exemplo de um herói português que tivesse tido uma vida fácil e totalmente compreendida pelos seus.



Vamos, pois, acreditar em Cristiano Ronaldo - Não esquecermos que ele foi decisivo noutros jogos de apuramento da nossa selecção e que ainda temos pela frente a Holanda. E não só...Vão ver como ele vai brilhar! Eu tenho evitado avançar prognósticos. Não esse o objectivo deste meu site. Mas tenho cá para a mim a convicção de que vamos ter Ronaldo no próximo jogo e com ele erguido em ombros!

Parabéns a Paulo Bento, que, sem ter que entrar nos ataques sujos do seu antecessor, soube sempre - e com a modéstia que lhe é reconhecida, associada à sua experiência e sabedoria - estar acima das tricas malsãs e odiosas de Carlos Queirós, deixando-o, deste modo, a roer nas unhas o seu indisfarçável ressabiamento e rancor - E parabéns igualmente a todos os jogadores, sem excepção, que deram o melhor das suas capacidades e alto valor artístico - E, já agora, sem com isto pretender meter a foice em seara alheia, os meus desejos de que o Varela, no momento em que o seu treinador o chamar a dar umas vareladas na equipa adversária, as dê com a classe com que agora nos alegrou - E, se possível, um pouco mais cedo. Mas o importante é que, seja qual for o instante, elas soem a vitória!


POSTAGENS AINDA DO MÊS DE JUNHO

CASO SECRETAS E A CIA - JORGE SILVA CARVALHO COLABOROU COM CIA
EURO 2012 PORTUGAL 1 TURQUIA 3 - NÃO É MOTIVO PARA NOS SENTIRMOS VANGLORIADOS MAS TAMBÉM DERROTADOS - VAMOS A ELES RAPAZIADA! NÓS OS PORTUGAS SOMOS PEQUENOS E LUSITANOS! ELES, OS ALEMÃES, SÃO MATULÕES MAS ARIANOS E GAZELAS - ESTAS TAMBÉM TORCEM AS PERNAS E SE ABATEM!

 RONALDO NÃO PODE FAZER TUDO SOZINHO, MAS NÃO MALTRATEM.




 O QUE DIZEM OS CRÍTICOS:


Sem comentários: