Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Lisboa, Lisboa, Portugal
Desoculto nocturno é abordagem de várias questões: Ora surgindo desnudado à luz do grande leão dos céus, ora sob o manto diáfono da noite, festejando a princesa das trevas, em peregrinações, onde o piar dos mochos e o grito das raposas, são as únicas vozes que quebram o silêncio milenar de canadas e penedias, nas quais ritos e mistérios ancestrais, ainda vagueiam à solta - Envergando várias túnicas, desdobrando-me em múltiplas personagens - Ou é privilégio do poeta dos heterónimos, que só discorreu à mesa dum café ou acastelado em sua“aldeia”?..Sei que posso correr o risco de não ser tomado a sério: mas que fazer? . - Dizia-se de Florbela Espanca, que os poetas e os profetas “usam disfarces que os tornam semelhantes a tudo o que os cerca”- Quando criei este site, foi apenas a pensar nos chamados fenómenos do mundo paranormal: relatos pessoais, consequência da minha adolescência, em sabates noturnos?!.. Ou fruto de solitárias e longas experiências marítimas em calmos e tempestuosos mares?!.. Estas as interrogações que pretendi aqui abordar. Afinal, cedo constatei ser-me difícil passar indiferente à análise e à reflexão, ocasionalmente, de outros fenómenos e temas da actualidade

terça-feira, 29 de novembro de 2011

ANDRÉ VILAS-BOAS NA BOCARRA DE ABRAMOVICH - CEDO DEMAIS PARA SERVIR A MÁFIA RUSSA -O MELHOR É RETORNAR À CASA PATERNA - OU AO FUTEBOL CLUBE DO PORTO

O CORAÇÃO DO FILHO PRÓDIGO A CASA RETORNA



O SHELSEA JOGA BEM MAS NÃO MARCA - VIVE DE RASGOS NÃO CONTINUADOS MAS ESPORÁDICOS: TEM LÁ JOGADORES DE PRIMEIRÍSSIMO NÍVEL MAS NÃO FURAM AS BALIZAS ADVERSÁRIAS E NÃO ACRESCENTAM PONTOS À EQUIPA - ESTE É O GRANDE DILEMA DO ACTUAL TREINADOR PORTUGUÊS - O CLUBE NÃO ESTÁ EMBRUXADO MAS AMALDIÇOADO PELA MENTE AUTORITÁRIA E PERVERSA DE ABRAMOVICH.
Autor: Milton Trajano.

Vilas-Boas teve uma carreira fulgurante na época passada - Logrou levar o Futebol Clube do Porto aos seus melhores momentos de glória - E quem está bem não muda mas ele quis abandonar o Estádio do Dragão, onde conhecera as vitórias mais felizes da sua carreira e resolveu arriscar. A ambição do dinheiro subiu-lhe da raiz à ponta dos cabelos e vai de fazer as malas e pôr-se a caminho de Londres. É um treinador de excepcionais qualidades - E que tem à sua frente ainda muitas oportunidades para brilhar. Em qualquer parte onde a bola seja o desporto rei, ele pode aspirar a ser um treinador de sucesso - Porém, o futebol é uma profissão de alto risco e a sorte nem sempre contempla os mais capazes - Além disso, Vilas Boas, não é José Mourinho. Pois, o filho admirado e querido de Setúbal, é único, inigualável!




Abramovich convenceu-se que, Portugal, era um alfobre de Ronaldos e Mourinhos e vai de contratar Vilas Boas a peso de milhões. Enganaram-se ambos - Enganou-se o dono do Shelsea e enganou-se o ex-treinador do Futebol Clube do Porto. O russo continuará a enganar-se enquanto continuar a pensar que o dinheiro é que fabrica os campeões - Os milhões são importantes, mas mais importante que o vil metal é a serenidade que não existe nos corações egoístas. E ele é um dos exemplos mais perversos da impaciência, da intolerância e ambição desmedida no mundo do futebol.


Enganou-se, André Villas-Boas, porque não calculou no covil de feras em que se ia meter. É muito difícil, àquele clube londrino, conquistar títulos, perante os desígnios de um homem afrontoso e que arrisca tudo numa cartada. É legítimo ao Presidente e dono de um clube aspirar vitórias e títulos máximos. Só que ele está no futebol, tal qual o mafioso em busca da fortuna rápida e fácil - senão vai a tiro vai à paulada. E, Abramovich, senhor de luxuosos iates, que até nem precisava de mais riqueza, quer, à viva força, juntar à sua fortuna pessoal, fama e glória imperial - O clube é apenas um mero instrumento para a sua arrogância e vaidade.

Se há clubes que podem gabar-se de terem uma mística, um propósito louvável e elevado, o Shelsea, se o teve, perdeu-o a partir do momento em que vendeu a alma e o coração ao diabo. Nunca lá estive nas bancadas do estádio do
Stamford Bridge do Chelsea Football Club , no entanto, não me é difícil ver que o ambiente é sempre tenso, de alta instabilidade e de cortar à faca - Não vejo qual o jogador ou treinador que consiga encontrar a indispensável serenidade para ali ser bem sucedido, naquele ou noutro relvado onde paire a sombra do fantasma crzariano dos novos tempos do liberalismo selvagem - Resistiu José Moutinho, porque ele consegue elevar-se acima de todas as pressões e ter nervos de aço - Mesmo assim, deu-se a inevitável rotura- Deu-se com ele, com Filipe Scolari e dá-se com qualquer treinador que seja contratado pelo tudo poderoso Senhor Roman Abramovich

Não são os ideais desportivos que ele persegue mas em tornar-se numa super-estrela mundial -É um dos privilegiados e protegidos das altas esferas do governo russo, das negociatas da actual velha russa imperial e o percurso de Berlusconi não deve estar longe das figuras e dos exemplos que mais admire e que mais deseje imitar e prosseguir.

.

Resta a Vilas Boas ler as linhas da palma das mãos e aceitar a choruda indemnização e voltar à casa paterna - Pois não duvido que, Pinto da Costa, o não desejasse trocar pelo Victor Pereira - Uma aposta errada - Um falhanço - Não é o génio de Hulk , os brilharetes de um único jogador que vão colmatar a sua falta de visão e de capacidades técnicas - Não conheço pessoalmente Victor Pereira - Não posso formular uma opinião fundamentada, apenas pela boa ou má exibição da equipa - Que pode variar de acordo com múltiplos factores - E até de um simples mau olhado ou enguiço. Porém, a minha percepção leva-me a não acreditar em Victor Pereira - Oxalá esteja enganado. Pinto da Costa é um homem inteligente e muito intuitivo, dificilmente se engana nas opções ou escolhas que faz - E, quando se engana, não hesita em corrigir os erros. Este o segredo do sucesso do Clube que dirige. Mas Vilas Boas (cujo destino já está traçado por quem o contratou) tem muito mais qualidades, muito mais nível! E, além de perdoado, é desejado - Tanto mais que o clube já lhe perdoou a pequena traição, distinguindo-o com o Dragão de Ouro (melhor treinador 2010/11 - Digo pequena traição, porque, o Futebol Clube do Porto, também lucrou e encheu os cofres com a sua saída - Vem aí o Natal e logo a seguir o mês de Janeiro, sem dúvida, uma boa ocasião para experimentar uma nova oportunidade - Cá dentro ou lá fora.

Actualização -André Villas Boas despedido do Chelsea

Sem comentários: