Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Lisboa, Lisboa, Portugal
Desoculto nocturno é abordagem de várias questões: Ora surgindo desnudado à luz do grande leão dos céus, ora sob o manto diáfono da noite, festejando a princesa das trevas, em peregrinações, onde o piar dos mochos e o grito das raposas, são as únicas vozes que quebram o silêncio milenar de canadas e penedias, nas quais ritos e mistérios ancestrais, ainda vagueiam à solta - Envergando várias túnicas, desdobrando-me em múltiplas personagens - Ou é privilégio do poeta dos heterónimos, que só discorreu à mesa dum café ou acastelado em sua“aldeia”?..Sei que posso correr o risco de não ser tomado a sério: mas que fazer? . - Dizia-se de Florbela Espanca, que os poetas e os profetas “usam disfarces que os tornam semelhantes a tudo o que os cerca”- Quando criei este site, foi apenas a pensar nos chamados fenómenos do mundo paranormal: relatos pessoais, consequência da minha adolescência, em sabates noturnos?!.. Ou fruto de solitárias e longas experiências marítimas em calmos e tempestuosos mares?!.. Estas as interrogações que pretendi aqui abordar. Afinal, cedo constatei ser-me difícil passar indiferente à análise e à reflexão, ocasionalmente, de outros fenómenos e temas da actualidade

terça-feira, 3 de agosto de 2010

MÁRIO BETENCOURT RESENDES - PARTIU À BOCADINHO PARA UM COMENTÁRIO NA ETERNIDADE - SE NÃO VOLTAR, NÃO TEMOS QUE NOS PREOCUPAR…ELE ESPERA POR NÓS.

















.




.












Mas quem é que vai esquecer-se de Mário Resende? - Nem toda a agente lê os jornais, é verdade - e ele foi jornalista e Director do Diário de Notícias, muitos anos - mas ia muitas vezes à televisão: era uma figura incontornável na elite dos comentadores. Impôs-se naturalmente e por mérito próprio. Creio que a sua imagem ( o seu estilo) tão cedo vai ser esquecida pelo grande público.

Mário Resendes, era , de facto, uma personagem no do escol dos melhores analistas : na forma de dizer e do conhecimento dos assuntos ou temas que comentava. - Sem dúvida. um observador muito atento e esclarecido, ponderado, e muito sensato. Expressava a sua opinião com franqueza, com seriedade, dizia o que tinha a dizer, sem ser acintoso ou descambar para o ataque pessoal. Via-se que não se importava de, por vezes, ficar isolado com outros comentadores, mais dados a entrar nas paixões políticas. Apreciava os seus editoriais - muito objectivos e muito telegráficos. Era um prazer lê-los. Mesmo que não fossem assinados, não era difícil saber que havia ali o génio de Resendes, quem era o seu autor.

O Jornal Diário de Noticias, é, actualmente, um dos jornais de referência mais prestigiados e conceituados - E, para a sua estruturação ( quer gráfica, quer jornalística e técnica), não haja a menor dúvida, que, Bettencourt Resernde, foi o grande dinamizador.


.















. .


Já há muito tempo que não ia a um funeral - ainda bem. O ritual dos funerais, deprime-me . Prefiro, nas noites de luar, passar à porta do cemitério da minha aldeia - deter-me por ali uns minutos, a reflectir sobre a efemeridade da vida no silêncio sepulcral das campas, antes de ir dar a minha voltinha, por vezes até de manhã, lá pelo Vale Cheiroso(solar dos ventos uivantes); quebradas, Pinhal da Raposa, Cova da Moura e pelos penhascos dos Monte dos Tambores. Mas há uma coisa de que ninguém se pode esquecer. Que a solidariedade também se deve estender na hora da morte. Na hora da despedida: sobretudo junto do corpo daqueles que amamos ou admiramos.















Não era das relações pessoais de Mário Bettencort Resendes, mas admirava-o muito como jornalista e comentador. Só falei uma vez com Mário Betencourt Resendes - Foi, nos anos 80, durante um jantar de aniversário do Diário de Noticias: ali perto da Brasileira do Chiado, na Rua Nova da Trindade - Estava ele e mais três elementos da Administração: eu e a minha amiga, Vitória Elisabet - Fora destacado para fazer um pequeno apontamento para um programa de rádio. Foi um convívio muito agradável. Fiquei muito bem impressionado, com o espírito do humor do Mário: um bom conversador e uma personalidade culta, um excelente observador, inteligente e bem informado. O jornalismo perde uma das suas melhores referências. Mas temos que nos conformar e ficar descansados: porque ele não volta mas espera por nós - Mário Bettencourt Resendes morre aos 58 anos -........Bettencourt Resendes: «O seu nome era sinónimo de ...

.

..

Sem comentários: